Floricultura brasileira espera aumento de 8% no comercio de flores para o Dia das Mães
O Dia das Mães responde por 16% do comércio anual de flores e plantas ornamentais no Brasil
Considerada o Natal do setor de flores e plantas ornamentais por representar 16% do comércio anual desses produtos, as vendas no Dia das Mães é aguardada com bastante otimismo pelos produtores, distribuidores, floriculturas, garden centers, redes de supermercado e demais varejistas.
Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), os produtores, principalmente os associados às cooperativas, já venderam antecipadamente entre 60% e 95%, dependendo da espécie, de toda a produção programada para a data.
“Essa logística permite aos atacadistas garantirem tanto preço quanto produto para a ocasião”, lembra Renato Opitz, diretor do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura.
A expectativa é a de que as vendas sejam 8% melhores do que em 2023. O Dia das Mães responde por 16% do comércio anual de flores e plantas ornamentais, sendo, por isso, considerado o “Natal” da floricultura brasileira, aponta a Ibraflor.
Vários produtores aguardaram para lançar novas variedades para alavancar as vendas no Dia das Mães, mas as flores mais procuradas nesta data são as rosas, as orquídeas, as hortênsias, os girassóis, as gérberas, os lírios e outras plantas com flores clássicas ou coloridas.
Logística para entrega das flores
O Ceaflor, maior mercado de flores, plantas e acessórios para floricultura, paisagismo e decoração do país, localizado em Jaguariúna (SP), teve que incrementar a logística de distribuição para que as flores e plantas cheguem nos pontos de vendas no Dia das Mães. Segundo a empresa, cerca de 1.500 caminhões e utilitários devem fazer o transporte, por dia, nas datas que antecedem a celebração, representando o dobro da movimentação habitual.
A procura é tanta que, tão logo seja concluída a colheita para atender a procura deste ano, o produtor iniciará o plantio das mudas já encomendadas há um ano para breeders (melhoristas) holandeses para o comercializá-las para o Dia das Mães do ano que vem (2025).
Campanhas
Os associados do Ibraflor e o Instituto investiram em campanhas para destacar os relacionamentos afetivos, o que faz com que o ato de presentear com flores tenha um significado ainda mais profundo.