Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Preço do café ao consumidor teve alta de 76% em três anos

Dados da VR mostram que entre maio de 2022 e mesmo mês de 2025, pacote de 500g foi o que mais subiu, enquanto o solúvel sofreu pouco acréscimo

Preço do café ao consumidor teve alta de 76% em três anos

Dados da VR mostram que entre maio de 2022 e mesmo mês de 2025, pacote de 500g foi o que mais subiu, enquanto o solúvel sofreu pouco acréscimo

Café

O preço do café ao consumidor, considerando embalagens de 500g, subriu 76% entre maio de 2022 e o mesmo mês de 2025, passando, em média, de R$ 14,20 para R$ 25,01 no período.

Os dados provém do ecossistema de soluções VR, baseado em compras realizadas por mais de três milhões de trabalhadores conectados ao aplicativo da empresa, que recebeu mais de cinco milhões de notas fiscais nos três anos analisados.

Ainda de acordo com a pesquisa, o preço da embalagem de 250g, mais econômica, variou 33% no período, subindo de R$ 16,01 para R$ 21,37.

A VR também avaliou quanto o consumidor está pagando no café em cápsula e solúvel. Entre junho de 2022 e maio de 2025, a versão para máquinas acumulou alta de 62%, saltando de R$ 9,65 para R$ 15,66, enquanto a versão solúvel teve variação mais discreta, com aumento inferior a 3%, indo de R$ 11,59 para R$ 11,89.

Ao considerar todas as opções, na média geral, o preço do café cresceu 23% nos últimos três anos, passando de R$ 13,54 para R$ 16,68. Confira a variação por categoria:

  • Café 500g: +76,1% (de R$ 14,20 para R$ 25,01)
  • Café em cápsula: +62,3% (de R$ 9,65 para R$ 15,66)
  • Café 250g: +33,5% (de R$ 16,01 para R$ 21,37)
  • Café solúvel: +2,6% (de R$ 11,59 para R$ 11,89)
  • Preço médio geral: +23,1% (de R$ 13,54 para R$ 16,68)

Ainda segundo os dados da VR, o trabalhador manteve o consumo regular do produto, com cerca de duas unidades de café compradas por mês, mas adaptou seu comportamento ao buscar opções mais acessíveis.

“Isso pode indicar uma substituição de marcas mais tradicionais por marcas regionais ou com melhor custo-benefício, como forma de se adequar ao cenário de alta de preços”, avalia o diretor-executivo de Negócios Pessoa Física da VR, Cassio Carvalho.

Veja Mais

Siga-nos nas Redes Sociais

Inscreva-se e receba notícias relevantes para o seu negócio

Também pode te interessar

Assine nossa newsletter semanal

Seja notificado sobre novos artigos
Preencha o formulário abaixo

E em alguns minutos um dos nossos consultores irá entrar em contato com você.

Qual seu investimento disponível?*