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Projeto de horta escolar ensina sustentabilidade e alimentação saudável em SC

A iniciativa oferece aos estudantes a oportunidade de cultivar hortas e aprender sobre práticas agrícolas sustentáveis

Projeto de horta escolar ensina sustentabilidade e alimentação saudável em SC

A iniciativa oferece aos estudantes a oportunidade de cultivar hortas e aprender sobre práticas agrícolas sustentáveis

Projeto de horta escolar ensina sustentabilidade e alimentação saudável em SC

A Escola EEB Morro Chato, localizada no município de Turvo, no interior de Santa Catarina, é a mais recente a aderir ao projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar“, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) em parceria com os sindicatos rurais. O projeto visa promover a educação ambiental e incentivar hábitos alimentares saudáveis entre os alunos do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.

A iniciativa, que já impacta várias escolas em diferentes regiões do estado, oferece aos estudantes a oportunidade de cultivar hortas e aprender sobre práticas agrícolas sustentáveis. As atividades na EEB Morro Chato foram conduzidas pelo instrutor Gilsonei Duarte, sob supervisão de Sueli Silveira Rosa, do Senar/SC. Ela destacou a alegria das crianças em participar do projeto, que une educação e meio ambiente.

A diretora da escola, Cleusa Bardini, agradeceu a parceria com o Senar/SC e destacou a importância do projeto para o desenvolvimento das crianças. “O cultivo de uma horta na escola incentiva os alunos a prestarem mais atenção na natureza e desperta o gosto por uma alimentação saudável, essencial para o futuro”, disse Cleusa.

O presidente do Sindicato rural de Turvo, Moacir Bendo, também ressaltou a relevância do projeto para a educação prática dos estudantes, contribuindo para complementar o aprendizado com a vivência agrícola.

O projeto “Plantando para o Futuro: Horta Escolar”, lançado no ano passado, já beneficiou centenas de alunos em várias escolas catarinenses, promovendo o trabalho em equipe e o respeito ao meio ambiente. José Zeferino Pedrozo, presidente da Faesc/Senar, afirmou que o projeto tem gerado impactos concretos no cotidiano escolar, incentivando hábitos alimentares saudáveis e o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro das crianças.

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